terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mesa de cozinha

Entrei naquela cozinha e senti que estava a re-encontrar velhos amigos há muito perdidos. Um sorriso, uma cerveja, uma piada sobre Portugueses, outra cerveja, uma música que se canta e mais uma 'geladinha' que desce, um petisco que se cozinha, outra cerveja que se bebe. Risadas imensas, muita música, muita conversa, demasiada comida e muita cerveja para selar uma amizade instantânea entre um Português e um grupo de Brasileiros de todos os cantos do país, todos de passagem por Belém do Pará. Acabei por não ver muito da cidade, mas não me arrependo nem um minuto das longas horas passadas ao redor daquela mesa de cozinha onde aprendi mais que se tivesse apenas vagueado pelas ruas estreitas e confusas de uma cidade que o tempo e a fortuna esqueceram. A única coisa não esquecida em Belém é a arte de bem acolher quem chega. Nem mesmo o primeiro assalto da minha viagem me vai fazer esquecer como me senti bem naquela mesa de cozinha.

Belém do Pará, Brasil, Janeiro 2009

1 comentário:

umcertoolhar disse...

Um dia alguém disse: "Fui à terra dos outros e encontrei-me...".
Oxalá, nesse sonhado caminho para oeste, descubras quão belo é o caminho para este, para o nosso e sossegado cantinho à beira mar plantado, terra de poetas, onde o sonho é possível.