quarta-feira, 8 de abril de 2009

"Olha que coisa mais linda..."


Espero sentado. É hora de partir, por fim deixar o Rio de Janeiro para trás, ao fim de três semanas... E como é difícil deixar esta cidade... Muito! É complicado deixar para trás amigos, memórias, alegrias, emoções fortes e variadas. É difícil deixar para trás blocos de carnaval, rodas de samba, botecos animados, festas sem fim, paisagens únicas, natureza, praia, cidade, confusão, sorrisos. É complicado deixar os braços do Redentor talvez porque me sinto em casa aqui... Ou talvez apenas porque o encanto desta cidade é realmente grande, apaixonante, único. Mas por agora é hora de seguir. Seguir para um dia voltar, talvez num futuro bem próximo, talvez apenas nas asas do sonho e da saudade. Mas a vontade fica dentro de mim, e como fica...






Era uma vez no bloco...
















Barulho. Em crescendo, à medida que se vai juntando mais gente. De longe em longe um ameaço de samba num pandeiro, cuíca ou bombo que aquecem, aos poucos, sem pressa. O burburinho não pára de crescer e a gente vai ficando animada. É um coelho que chega, com a branca de neve barbuda. Os anões não estão, ou talvez se tenham perdido na multidão. Ao longe um grupo de bailarinas termina, ou talvez comece, o ensaio da sua coreografia idiota, à qual se junta um gnomo, um estrumpfe, eu sei lá... A enfermeira camafeu vem em auxílio de quem passa enquanto um árabe corre o Tio Sam à sapatada. Quando a música finalmente começa já a multidão é uma só, compactada num zoo onde não só animais cabem. Aos primeiros acordes a alegria e este bloco pintado por Dalí começa a mover-se sem parar, dançando e pulando como uma só massa viva, cantando em uníssono velhas músicas da minha infância carnavalesca de Loulé. Aqui também se olha a cabeleireira do Zézé e a chiquita também se veste com uma casca de banana, muito provavelmente depois de teimar que cachaça é água, acabando por só dar ela na passarela. Mas também se tocam novos sons, muitos apenas novos para mim. Eis que um grupo de belas misses aparece para cumprimentar a multidão, acenando com seus peludos braços a este grupo dantesco de criaturas encaloradas, a quem apenas vale o ocasional jorro de água atirado de uma janela e a muita cerveja que refresca por dentro. Olhando de longe esta confusão de roupas e cores até apetece procurar o Wally. Olha! Ali está ele! Ou será ela? Resolvo esfregar os olhos para ter a certeza que é mesmo o Wally e não o calor que me transporta para um qualquer deserto de miragens. E como o vejo de novo... Ajeito a mini-saia, componho as orelhas e o laço na minha cabeça, e ai vou eu de novo procurar o Mickey, ou simplesmente uma lata de cerveja, porque o calor é muito e o bloco não para...














Foto:Erika Tambke



"Brilha Portela...

...das trevas renasce o amor..." Já lá vão duas horas e ainda aqui estou, sentado, acordado, ouvindo ainda este samba, indiferente ao imenso cansaço que tenho, incapaz de dormir. Os 4 dias sem parar, de bloco em bloco, com cansaço a mais e sono a menos, não superam a emoção que me mantém acordado. Foi apenas meia hora de samba no maior palco do planeta, mas senti-me efectivamente uma estrela brilhando lá no alto. Também porque desfilei na escola com o meu nome, repetido e cantado à exaustão durante aquela meia hora que me soube a cinco minutos. Entrei e o meu nome ecoava, cantado nos corações dos muitos que vibravam com a bateria que retumbava loucamente, com as alegorias dançando nos pés das mais belas pessoas do Rio, com as alas que como a minha dançavam correndo ou corriam dançando. Apenas me lembro de entrar na avenida e ver uma luz imensa, sorrisos, acenos perdidos no meio da alegria contagiante que descia da bancada. O som ecoando, ganhei asas e voei por ali fora, esquecendo-me quem era, sentindo-me livre como uma estrela cadente ou cometa que cruza os céus. A Portela brilhou, eu não tanto quanto ela, mas por momentos fui também essa estrela que desceu a avenida.




Foto: Erika Tambke



Rio de Janeiro, Brasil, Março 2009

2 comentários:

umcertoolhar disse...

Vês? Sempre que te quiseres sentir uma estrela, brilhar cheio de luz e voar nas asas do sonho, tens k vestir vermelho! :)

Unknown disse...

Grande Portela!!!! :D